Pages

segunda-feira, 7 de março de 2016

Catadoras e catadores participaram de Audiência Pública na Assembleia Legislativa RS

As catadoras e catadores do Projeto Profissão Catador II da UNICRUZ participaram da Audiência Pública dos Resíduos e Geração de Energia, em Porto Alegre. O evento ocorreu no dia 2 de março e teve início às 18 horas, na Assembleia Legislativa do RS. Na mesa de debates estiveram o proponente da Audiência, Deputado Zé Nunes, o Presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, o Gerente de Resíduos Sólidos Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Eduardo Santos, Daniela Pimentel da Avesol e Fagner Antonio Jandrey Coomcat/ Rep. Nacional MNCR. No Plenarinho da casa legislativa, o Catador Fagner Jandrey fez a apresentação de um slide sobre a temática da audiência.

Uma comissão de catadoras e catadores foi criada para entregar o ofício nº 01/2016 e a proposta de PL do MNCR (proíbe a incineração em Porto Alegre), ao coordenador das atividades Dep. Zé Nunes. A catadora do Bairro Acelino Flores de Cruz Alta, Marlete de Moura, relatou que participou desta comissão, “isso demonstra a união das catadoras e catadores do MNCR pela mesma causa em diversas cidades”.

A audiência pública foi uma introdução e defesa da luta por direitos e não a incineração no RS, pois no dia 9 de março, acontecerá a votação na Câmara de Vereadores do Projeto de Lei – PL, o qual proibirá a incineração de resíduos em Porto Alegre, aumentando assim as demandas de reciclagens, gerando trabalho e renda e contribuições ao meio ambiente, uma vez que esta antiga prática de incinerar compete com os processos de reciclagem.  

O Profissão Catador II é incubado pela INATECSOCIAL da Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.

 




Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da UNICRUZ.

Nenhum comentário :

Postar um comentário