Pages

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Catadores e catadoras retiraram 3 toneladas de recicláveis dos bairros de Cruz Alta

De setembro a dezembro de 2015, os catadores e catadoras do Projeto Profissão Catador II, realizaram 6 Coletaços de Materiais Recicláveis, nos Bairros de Cruz Alta (São João, Santa Teresinha 1, Ferroviária, São Miguel, São Genaro e Bonini 1). No total, foram coletados 3 mil quilos de materiais recicláveis (latinhas, garrafas pets, papel, papelão, sucatas, caixas de leite, entre outros). 

Segundo a catadora do Bairro Acelino Flores, Marlete de Moura, este trabalho demonstra que os catadores e catadoras possuem condições de realizar uma coleta seletiva nos bairros, “Na EXPOCATADORES em SP, percebi que muitos municípios estão pagando para os catadores realizarem a coleta seletiva de porta em porta nos bairros. Em outros estados eles chamam de coleta seletiva e a gente de Coletaço. Além desta diferença no nome, também tem outra coisa, em Itapira – SP, eles são remunerados pelos serviços prestados e a gente não”. Estes resíduos ao serem retirados, diminuem o volume a ser coletado pela coleta comum, não se acumulam em aterros, evitam problemas sanitários nas residências e geram renda.

O Projeto Profissão Catador II é incubado pela INATECSOCIAL da Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.





Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário