Pages

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Cresce o número de produções científicas relacionadas ao projeto da Unicruz

A partir de 2014, a coordenação e a equipe técnica do projeto de extensão da Universidade de Cruz Alta, Profissão Catador, tem observado que a procura pelo fomento de pesquisas em relação ao projeto vem crescendo, atendendo assim a um dos objetivos da Unicruz. O projeto tem fomentado o ensino, a pesquisa e a extensão, através do grande número de dissertações, projetos e TCC. Até o momento são 5 dissertações de mestrado, 7 projetos entre PIBEX, PIBIC, PIBITI e 1 TCC, totalizando 13 trabalhos. Os pesquisadores são da UNICRUZ, UNIJUÍ e UPF. Além disso, inúmeros artigos estão sendo publicados de acordo com os calendários dos seminários locais, regionais, nacionais e internacionais.

Esta grande procura pelo fomento de pesquisas junto ao projeto se deve a visibilidade e a trajetória histórica que o Profissão Catador vem construindo ao longo dos anos na Universidade de Cruz Alta. O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã.

Confira quais as temáticas que estão sendo abordadas junto ao Projeto Profissão Catador II da Unicruz:

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com temas relacionados ao Projeto Profissão Catador:

Título: O planejamento urbano como indutor de qualidade de vida e inserção social de comunidade de catadores da cidade de Cruz Alta.

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – RS (Dissertação de Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social)

Autor: Marco Antonio RIbeiro Edler

Orientadora: Docente da Universidade de Cruz Alta, Sirlei de Lourdes Lauxen

Objetivo Geral: Analisar os anseios e perspectivas da comunidade de catadores do Bairro Acelino Flores em relação às suas condições de vida e cidadania, a partir da visão dos próprios integrantes da comunidade.

Dissertação em andamento.


Título: O Curso de Estética e Cosmética e a prevenção de agravos à pele de profissionais expostos à radiação ultravioleta

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta (Projeto PIBEX UNICRUZ – Curso de Estética e Cosmética).

Coordenadora: Dinara Hansen, Docente da Universidade de Cruz Alta.

Objetivo Geral: Levantar hábitos de cuidado com a pele e promover estratégias de prevenção de agravos e promoção de saúde para os profissionais do corpo técnico funcional dos setores de obras/infraestrutura e serviços gerais da UNICRUZ e dos catadores vinculados ao projeto Profissão Catador. 

Projeto em andamento.


Título: Gestão do Conhecimento: Um Estudo de Caso no Projeto Profissão Catador

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – RS - (PIBIC - Curso de Administração).

Autora: Karen de Medeiros

Orientadora: Rozali Araújo dos Santos – (Docente da Universidade de Cruz Alta).

Objetivo Geral: Identificar como ocorre a gestão do conhecimento dentro do Projeto Profissão Catador. De maneira específica, pretende-se: mapear o processo de criação e transmissão do conhecimento, dentro do referido projeto, pois, para que ocorra entendimento desse conhecimento, é preciso que se realize um processo de aprendizagem, ou seja, a transferência do conhecimento gerado no processo de gestão do conhecimento.

Projeto em andamento.


Título: O poder simbólico do lixo: a (re)emergência do sujeito excluído pelo urbano

Instituição e Curso: Universidade de Passo Fundo – (Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras).

Autora: Rubiamara Pasinatto

Orientadora: Carme Regina Schons

Objetivo: identificar e analisar as marcas linguísticas depreendidas no discurso do catador que apontam para a (re)emergência desse sujeito, que, num primeiro momento, andava isoladamente pelas ruas em busca de sustento e de uma situação digna de vida, e que, a partir do momento em que passa a integrar o projeto "Profissão Catador", se vê em um novo contexto.

Dissertação concluída.


Título: Conhecimento Nutricional dos Catadores do Projeto Profissão Catador

Instituição e Curso: Universidade de Ijuí – Unijuí (TCC do Curso de Nutrição).

Autor: Maryo Luiz da Cunha

Orientadora: Docente da Unijuí – Eilamaria Libardoni Vieira

Objetivo Geral: Investigar os conhecimentos sobre alimentação e nutrição dos catadores participantes do projeto Profissão Catador do município de Cruz Alta/RS.

TCC em andamento.


Título: Coleta Seletiva Solidária: Uma proposta da Unicruz para contribuir com a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis de Cruz Alta.

Coordenadora: Docente da Universidade de Cruz Alta, Isadora W. Cadore Virgolin
Bolsista: Rudimar da Silva Cardias do Curso de Jornalismo.

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – Unicruz (Projeto PIBEX em execução).

Objetivo Geral: Destinar os resíduos recicláveis descartados na instituição para as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta de modo a contribuir para mudar valores e atitudes para com o ambiente através da mobilização da comunidade universitária e do estímulo a geração de trabalho e renda dos catadores.

Projeto em andamento.


Título: O Efeito Bruxa na Constituição do Sujeito Criança: Um Percurso da Fogueira aos “Doces e Travessuras” A Partir da AD Francesa.

Autora: Mariana de Oliveira Wayhs
Orientadora: Docente da Universidade de Cruz Alta - Elizabeth Fontoura Dorneles

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – Unicruz. (Dissertação de Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social).

Objetivo Geral: Desvelar o funcionamento discursivo a partir da análise dos efeitos de sentido constituídos na relação personagem Bruxa / sujeito criança.

Dissertação em andamento.


Título: Sistema de gerenciamento de informações do projeto profissão catador.

Coordenador: Docente da Universidade de Cruz Alta, Rodrigo Luiz Antoniazzi
Bolsista: Fernando Arthur Weber

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – Unicruz – Curso de Ciência da Computação (Projeto PIBEX em execução).

Objetivo Geral: Desenvolvimento de um sistema que vise agilizar o processo de cadastro, consulta e geração de relatórios dos módulos do projeto profissão catador.

Projeto em andamento.


Título: A Arteterapia como Instrumento de Promoção da Qualidade de Vida dos Profissionais da Reciclagem

Autora: Franciele Mirian da Rocha
Orientadora: Docente da Universidade de Cruz Alta, Maria Aparecida Santana Camargo

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – (Dissertação de Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social).

Objetivo Geral: Promover a melhoria da qualidade de vida e da autoestima de profissionais da reciclagem através da Arteterapia, possibilitando aos sujeitos a ressignificação dos materiais com que convivem no cotidiano.

Dissertação em andamento.


Título: Profissão Catador: tecnologia social para a organização socioeconômica de catadores de materiais recicláveis

Coordenadora: Docente da Universidade de Cruz Alta, Maria Aparecida Santana Camargo
Bolsista: 

Bolsista: Bruna Wandscheer de Almeida

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – Unicruz – Curso de Arquitetura e Urbanismo. (Projeto PIBITI).

Objetivo Geral: Apresentar uma tecnologia social visando inovar e dinamizar o atual processo da organização do trabalho de catação, separação, armazenamento e comercialização de materiais recicláveis.

Projeto em andamento.


Título: A Organização Socioeconômica dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta Viabilizada por Processos de Tecnologia social

Coordenadora: Docente da Universidade de Cruz Alta, Maria Aparecida Santana Camargo

Bolsistas: Ex Acadêmica do Curso de Direito, Thaís Helena de Mello Seccon e ex Acadêmico do Curso de Jornalismo, Davi dos Santos Pereira.

Instituição: Universidade de Cruz Alta – Unicruz. (Projeto PIBITI).

Objetivo Geral: Conceber e sistematizar juntamente com a equipe dos catadores, uma tecnologia social visando inovar e dinamizar o atual processo de catação (coleta, separação, armazenamento e comercialização).

Projeto concluído.

Título: Da Condição à Profissão: Estratégias Comunicacionais na Mudança de Discurso dos Catadores de Cruz Alta
Autor: Vinicius Morais Campos
Orientador: Docente da Universidade de Cruz Alta, Antônio Escandiel

Instituição e Curso: Universidade de Cruz Alta – Unicruz (Dissertação de Mestrado do Curso de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social).

Objetivo Geral: Compreender mudanças no discurso dos catadores participantes do Projeto Profissão Catador de Cruz Alta a fim de verificar qual a influência que as estratégias comunicacionais praticadas exercem no grupo de catadores do projeto.

Dissertação em andamento.





  Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário