Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Catadoras no Fórum Dialoga Brasil com o MNCR e o Ministro Miguel Rosseto

O Projeto Profissão Catador II, participou na manhã da última quinta-feira, dia 28 de maio, do Fórum Dialoga Brasil. A atividade organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento, ocorreu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O debate sobre a construção do Plano Plurianual 2016-2019 foi fomentado pelo Ministro da Presidência Miguel Rosseto. Na ocasião a sociedade civil da região sul, foi representada na pessoa do Militante do Movimento Nacional dos Catadores, Alex Cardoso, que apresentou os desafios e propostas da sociedade para o Governo Federal realizar nos próximos quatro anos, “é preciso ampliar as ações de inclusão social e econômica para as populações negra, indígenas, povos e comunidades tradicionais, populações de rua, catadores (as) de materiais recicláveis, considerando as especificidades de geração e gênero (crianças, jovens, mulheres e idosos (aposentados e pensionistas); de orientação sexual e identidade de gênero)”, apresentou o slide. 

Ele ainda trouxe as propostas de ações para serem implementadas, “Programa temático de inclusão produtiva de catadores de material reciclável, intensificar a logística reversa e desoneração fiscal para os segmentos da reciclagem, investimento de formação às organizações institucionais da população negra, indígena, povos e comunidades tradicionais, população de rua e catadores de materiais recicláveis. O nosso foco é colocar o Programa de Reciclagem Popular Nacional de Investimentos - Pronarep dentro do PPA 2016/2019, assim teremos investimento direto, sem burocracia nas Cooperativas de Catadores e Catadoras do Brasil”, disse.


A catadora monitora de base do Bairro dos Funcionários, Odete de Mello, disse que se sentiu muito feliz ao ver que os catadores estão sentados lado a lado com os representantes do Governo Federal, para discutirem assuntos de interesse nacional, “a nossa classe foi representada por um bom número de catadores e isso demonstra que estamos participando ativamente desta construção”, comentou. O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. 



































 

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz

Nenhum comentário :

Postar um comentário