Pages

quinta-feira, 16 de abril de 2015

III Encontro Regional envolveu catadores de 10 municípios

O evento ocorreu junto à programação do V Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, nesta quarta-feira, dia 15 de abril, no Salão Nobre da Unicruz Campus. O Encontro Regional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, teve início às 14 horas, com o relato palestra do Presidente da Cooperativa (COOARLAS) de Canoas, Clóvis Eduardo Aguiar da Silva. Naquele momento, os trabalhadores puderam acompanhar a trajetória daquele grupo, que realiza a Coleta Seletiva e possuí um projeto inicial de uma creche para os filhos dos catadores (a) em Canoas. Além disso, os catadores do Profissão Catador II, questionaram o palestrante sobre a importância das associações tornarem-se cooperativas. 

No segundo momento do evento, o Representante Gaúcho do Movimento Nacional dos Catadores, Fagner Jandrey, relembrou os catadores sobre as conquistas que o movimento teve de 2001 a 2015, destacando a luta pela regulamentação da profissão de catador, a lei dos resíduos sólidos e a coleta seletiva nos municípios e o contato direto com a presidência da república sempre no final de cada ano. Após foi servido um coquetel para os catadores, que puderam acompanhar a apresentação artística do cantor cruzaltense, Jonathan Girotto

A catadora da Associação do Bairro Acelino Flores de Cruz Alta, Cíntia da Rocha, relatou sobre a importância do evento, “este é um momento de encontro, onde podemos discutir os assuntos do nosso cotidiano de trabalho, para que possamos avançar mais, por exemplo, como sou mãe achei bem legal a ideia do pessoal de Canoas, terem um projeto para a criação de uma creche para os filhos dos catadores e catadoras. Poderíamos ter algo parecido aqui em Cruz Alta”, comentou.

A comissão de organização do III Encontro Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis avaliou o encontro de forma positiva, pois estiveram presentes 100 catadores oriundos de Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Salto do Jacuí, Ijuí, Giruá, Santa Cruz, Santa Cecília do Sul, Tapejara e Canoas. 

Os catadores do projeto ainda participaram nos dias 14 e 15 de abril, da Feira de Economia Solidária do Fórum de Sustentabilidade, na Unicruz Campus, onde comercializaram mais de 25 vassouras pets. O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. 


















































   Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário