Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Equipe do projeto realizou capacitação com os catadores

Nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, os técnicos da equipe do Projeto Profissão Catador II, realizaram a capacitação de monitoria de base. Na central do projeto na Unicruz Centro, logo pela manhã as Coordenadoras Rozali Araújo e Isadora Virgolin fizeram uma apresentação institucional, onde destacaram o papel da Unicruz, enquanto realizadora de projetos extensionistas.

No início da tarde o Assessor de Comunicação do projeto, Diones Biagini, abordou questões relativas ao auxilio dos monitores nas ações de comunicação e o uso da marca de patrocínio da Petrobras. Após, o Administrador do projeto, Leonardo Borges, apresentou o organograma da equipe técnica com suas funções, sendo complementado pela Monitora Tamara Perine, que trouxe informações sobre gestão e comercialização de materiais recicláveis. 

As Assistentes Sociais, Tamara Rocha, Luciane Deicke e Lídia Picasso, finalizaram a capacitação apresentando a gestão das associações: Documentação necessárias para o funcionamento, custos básicos da associação, planilhas de controles e divisão de lucros.

Conforme a Assistente Social, Luciane Deicke, após ter acontecido o processo seletivo dos monitores de base junto a Unicruz, os monitores tem a função de auxiliar na gestão dos empreendimentos, participar das negociações de compra e venda e auxiliar na mobilização dos catadores e nas ações de comunicação, “eles passam a ser referência dentro das associações e para que isso aconteça de forma positiva realizamos essa capacitação, pois os monitores são funcionários da instituição e por isso foi preciso instrumentalizá-los para que norte em suas ações dentro das associações no trabalho coletivo”, comenta. 

Segundo a catadora monitora de base da Associação de Catadores de Júlio de Castilhos, Filomena Alves Teles, antes de ser monitora só tinha acesso a prática do trabalho diário da catação, “hoje tive acesso a informações que jamais tive oportunidade em outros momentos da minha vida, agora vou repassar o que aprendi para o nosso grupo trabalhar da forma a qual fomos orientados”, diz contente.

Participaram da capacitação, Nilton Cézar Ferreira (Tupanciretã), Filomena Alves Teles (Júlio de Castilhos), Dinorá Aparecida (Salto do Jacuí), Marlete de Moura Soares (Cruz Alta - Bairro Acelino Flores), Simone Rodrigues Dias (Cruz Alta - Bairro Jardim Primavera 2), Odete Melo de Souza (Cruz Alta - Bairro dos Funcionários) e Gecilda Ferreira Dias (Cruz Alta - Bairro Planalto).

O Projeto Profissão Catador II, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental é executado pela Unicruz, conveniado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Governo Federal e conta com a parceria dos municípios de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. 










  Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador II

Nenhum comentário :

Postar um comentário