Pages

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Gincana do Pet é atração nas Escolas

O Projeto Profissão Catador divulgou durante toda a semana passada e nesta segunda-feira, dia 25 de maio, a Gincana do Pet na Escola, através de uma proposta de fortalecimento da organização social e econômica de catadores de materiais recicláveis a partir da confecção de vassouras ecológicas no município de Cruz Alta. A intensão da ação foi a de mobilizar os alunos das escolas Cooperação, Álvaro Ferreira Leite, Annes Dias, Gabriel Álvaro de Miranda, Venâncio Aires e Margarida Pardelhas, para arrecadarem pet´s em prol dos catadores, que irão confeccionar vassouras sustentáveis, a partir desta matéria prima.

Conforme o Assessor de Comunicação Diones Biagini, a Gincana do Pet se adequou a realidade de cada escola, com o apoio forte das direções e professores, “em algumas instituições a turma que juntar mais pets ganhará um troféu oriundo da reciclagem, já em outras escolas a competição saudável será entre as séries ou turnos”, disse.

Ele ainda conta que durante a atividade de divulgação foi possível verificar a boa aceitação por parte das crianças e adolescentes, que receberam a visita do Boneco Super Seletivo, o mascote da campanha, “os alunos estão motivados, querem ajudar o meio ambiente, os catadores e o super seletivo e isso é muito gratificante”, ressaltou.

Segundo a Diretora da Escola Cooperação, Joana Martins, a instituição realizará a disputa em prol do meio ambiente e dos catadores, por turno, “os alunos da manhã concorrem com os da tarde. Esta atividade em parceria com o Profissão Catador vem a somar com as ações que realizaremos na semana do meio ambiente”, divulga.

Segundo a Monitora do Projeto Profissão Catador, Tamara Perine, as crianças estão pedindo o apoio dos pais e familiares na arrecadação de garrafas pets, “depois de nossa divulgação nas escolas, no outro dia já foi possível perceber a mobilização nas residências em Cruz Alta”, comenta.

Segundo a Assistente Social do Projeto Profissão Catador, Tamara Rocha, a escola tem papel fundamental nas questões de meio ambiente e cidadania, “a comunidade escolar é a base para incentivar ações que tragam desenvolvimento para a cidade”, relata.

A Catadora do Bairro Jardim Primavera 2, Simone Rodrigues, conta que esta matéria prima coletada nas escolas beneficiará os catadores, “com a confecção de vassouras sustentáveis poderemos complementar a nossa renda”, diz.

A Gincana do Pet, ocorre de 26 a 6 de junho, sendo encerrada na semana do meio ambiente, quando acontecerá a contagem dos pets, com posterior entrega de trofeús nos dias a semana seguinte. A campanha é realizada pelo Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras, Secretaria Nacional de Economia Solidária e executado pela Unicruz, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Amigos do Meio Ambiente, SulGás e Prefeitura Municipal de Cruz Alta.

















      Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador

Nenhum comentário :

Postar um comentário