Pages

sexta-feira, 21 de março de 2014

Parceria com acadêmicos de veterinária acompanhará equinos dos catadores

A equipe do Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras e executado pela Unicruz, em parceria com o executivo municipal, participou de uma reunião junto a 15 acadêmicos do 9° período de Medicina Veterinária da Universidade de Cruz Alta. Na ocasião também estiveram presentes a Professora da Disciplina de Extensão Rural, Rosane Felix e a Coordenadora do Projeto Profissão Catador, Rozali Araújo, que esteve acompanhada da monitora Elenise Dias e do Assessor de Comunicação Diones Biagini. 

O objetivo do encontro na sala de aula do campus, foi o de estabelecer uma parceria entre os acadêmicos e o projeto, para que se consiga realizar um trabalho de ação educativa, junto aos catadores que possuem equinos. A Coordenadora do Projeto Profissão Catador, Rozali Araújo, destaca que a transferência do conhecimento é fundamental para o processo de auto gestão, “a intensão não é fazer com que os catadores fiquem dependentes deste serviço a ser prestado pelos acadêmicos e que sim, possam depois de um tempo, acompanharem o animal, a partir das orientações que os futuros profissionais tenham passado“.

No encontro a professora da Unicruz, Rosane Felix, disse que após esta reunião, os alunos começaram a planejar as ações que serão desenvolvidas junto às associações localizadas na periferia de Cruz Alta, “daqui pra frente os acadêmicos irão escrever muito para depois colocarem as ideias em prática”, diz. Em uma fala durante o encontro, o aluno da veterinária, Vagner Machado Fagundes, disse que a ideia inicial do grupo é que os catadores possam usufruir do conhecimento gerado, “é importante que o catador presencie, escute e observe o trabalho que será feito no seu animal, para que tenha uma noção em relação a essa proposta de ação educativa, com prestação de serviço comunitário”, comentou.

A monitora do Projeto Profissão Catador, Elenise Dias, conta que a professora Rosane Felix, procurou o projeto para a realização desta iniciativa, “a partir daí num primeiro momento, verificamos que existem mais de 26 catadores proprietários de equinos, que poderão ser acompanhados pelos acadêmicos”, apontou.









     Fonte: (Assessoria de Comunicação do Projeto Profissão Catador).

Nenhum comentário :

Postar um comentário