Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto Profissão Catador: Alunas da Escola Hildebrando Westphalen conheceram o trabalho da Associação do Bairro dos Funcionários

Na tarde desta segunda-feira, dia 04 de novembro, as alunas do 1º ano da Escola Estadual Hildebrando Westphalen, realizaram uma visita no Galpão da Associação dos Catadores no Bairro dos Funcionários, através do Projeto Profissão Catador, financiado pelo programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder público local, onde puderam ver o processo de separação e beneficiamento dos materiais recicláveis.

Para Adrieli Santos, aluna da escola, a ideia de procurar a equipe do Profissão Catador, surgiu por meio do Seminário Integrado do Ensino Politécnico, “estamos pesquisando sobre a coleta seletiva e pudemos perceber no galpão dos catadores, que eles fazem a separação correta dos materiais recicláveis de uma forma muito organizada”, salienta. 

A estudante Danieli Pedroso, relata que foi muito bom perceber na prática como é o dia a dia de uma associação de catadores, “muitos deles conseguem sustentar suas famílias com o lixo, ao mesmo tempo, que contribuem com a preservação do meio ambiente”, enfatiza.

Na atualidade além da associação do Bairro dos Funcionários, também esta em funcionamento a entidade do Bairro Acelino Flores. Em breve mais duas associações de catadores terão o início de suas atividades com o objetivo de atingir uma maior demanda em Cruz Alta. O Projeto Profissão Catador atende atualmente cerca de 100 catadores de materiais recicláveis, criando oportunidade de geração de renda para suas famílias, que necessitam desta atividade profissional. 






Matéria e fotos: Jornalista Diones Biagini (Pós Graduado em Comunicação e Projetos de Mídia) - Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário