Pages

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Profissão Catador: Equipe e catadores debateram sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos – Audiência Pública ocorreu na Câmara de Vereadores

Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 20 de novembro, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Cruz Alta, uma audiência pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento. O encontro debateu sobre o processo de elaboração do Projeto de Lei sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, a partir de uma determinação da Lei Federal 12.305/2010, a qual institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A audiência pública teve a abertura realizada pelo Secretário de Agricultura, Airton Becker, que agradeceu a participação dos mais de 40 presentes, evidenciando a importância da população na construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Após a Coordenadora do Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental, Josiane Pillar,explanou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão, a qual foi complementada pela Bióloga Lidiane Deboni, que destacou a importância da coleta seletiva no município.

 Durante a atividade, a equipe e cerca de 15 catadores do Profissão Catador, através da fala da Coordenadora Isadora Virgolin e do Presidente da Associação de Catadores do Bairro Progresso, Paulo Cesar Braga e da catadora Dirce Budke, falaram sobre a importância da parceria do projeto com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta, onde destacaram que a ampliação da coletiva seletiva nos bairros, poderá contribuir ainda mais com a geração de mais trabalho, renda e contribuição para o meio ambiente, no que tange as questões das políticas públicas junto ao Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A Coordenadora do Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental Josiane Pillar, acrescentou em ata as questões pertinentes aos catadores, destacando que será acrescentado no plano municipal os assuntos evidenciados pelos recicladores e que o executivo recebeu recentemente 20 containers, onde aguardam outros 60 containers, que serão entregues pela empresa vencedora da licitação. Durante a audiência a estudante de jornalismo Viviane Lara, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o poder público local. A próxima Audiência Pública de encaminhamento final do Plano Municipal de Resíduos Sólidos esta marcada para o dia 27 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta. 







Matéria e fotos: Jornalista Diones Biagini (Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador).

Nenhum comentário :

Postar um comentário