Pages

terça-feira, 2 de julho de 2013

Reciclagem de Plásticos (polímeros)



Os plásticos ou polímeros podem através de técnicas simples ser reciclados em sua totalidade. Para aumentar o valor agregado dos polímeros, faz-se necessário que os mesmos tenham um bom grau de pureza. Existem inúmeros tipos de polímeros e sua implantação na industria só aumenta no decorrer do tempo.
 
Termoplásticos
 
Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.
 
Exemplos:
 
- PC – Policarbonato
Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
 
- PU – Poliuretano
Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.
 
- PVC – Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila
Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.
 
- PS – Poliestireno
Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor.
 
- PP – Polipropileno
Aplicações: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar.
 
- Polietileno Tereftalato (PET)
Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.
 
- Plexiglas
É conhecido como vidro plástico.

 
  ermorrígidos (Termofixos)
 
São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada.
 
 
Exemplos:
 
- Baquelite
Usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
- Poliéster
Usado em carrocerias, caixas d’água, piscinas, dentre outros, na forma de plástico reforçado (fiberglass).
- Elastômeros (Borrachas)
Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão.
- Poliisopreno
Borracha semelhante à natural
- Buna S
- Buna N ou perbunan
- Neopreno ou policloropreno
Aplicações: pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha etc
 
Processos de Reciclagem
 
Em geral a reciclagem consiste em uma boa separação dos polímeros com o melhor grau de pureza possível, o que nem sempre é simples assim. Depois passam por um tratamento térmico para se transformarem em matéria prima para a fabricação de outros produtos.
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário