Pages

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Kit de limpeza caseiro sem produtos químicos ou tóxicos


Há muitos ingredientes disponíveis em casa que têm sido utilizados para a limpeza durante anos e são tão bons quanto qualquer produto de limpeza disponível no mercado. E além do mais, este "remédio caseiro" de limpeza dá brilho e cabe no orçamento.

Itens domésticos de uso diário podem ser substitutos ambientalmente corretos para produtos químicos de limpeza.

Segue a lista dos benefícios do uso do vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e óleo de melaleuca para uma limpeza simples e não tóxica.

Vinagre: Produto de limpeza, desinfetante e desodorante natural

- Use vinagre puro no vaso sanitário para se livrar das manchas.

- Esfregue o chão do banheiro com uma solução de vinagre e água para dar um brilho extra.

- Vinagre também corrói resíduos de sabão e manchas de água em seus dispositivos elétricos e telhas.

- O produto também faz maravilhas para o cheiro de suor de roupas, especialmente as roupas usadas em atividades físicas. Basta mergulhar a roupa em uma solução detergente e adicionar uma pitada de vinagre.

- Faça uma solução com uma parte de vinagre e duas partes de água e use para limpar o fogão, eletrodomésticos e bancadas na cozinha.

- Deixe o vinagre durante a noite em sua tábua de cortar e pela manhã ela estará livre de mancha e odor.

- Também pode ser usado como um amaciante natural, basta adicionar ½ xícara de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar.

- Para limpar janelas, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre para 2 xícaras de água.
 

Suco de limão: Para uma fragrância revigorante e uma casa limpa

- Limão e sal fazem maravilhas para trazer de volta o brilho dos seus utensílios de cobre, latão e luminárias.

 - Manchas nas bancadas podem ser removidas, deixando o suco de limão sobre a mancha por alguns minutos. Esfregue a área com bicarbonato de sódio e observe as marcas desaparecem.

- Adicione suco de limão em um pouco de água e deixe na geladeira para um cheiro “fresco”. Água quente com um pouco de limão pelo ralo também vai “refrescá-lo”.

 - O limão também é um agente natural de branqueamento. Coloque suco de limão em lençóis brancos e roupas e deixe-as secar ao sol.

- Esfregue limão sobre as manchas em sua tábua de cortar e deixe descansar. Ele também vai branquear, desinfetar e remover qualquer cheiro estranho.

- O sumo também pode remover manchas de ferrugem de roupas. Coloque o suco de limão sobre a mancha de ferrugem e, em seguida, polvilhe creme de tártaro em cima do suco. Deixe-o sentar-se sobre a mancha até que a ferrugem tenha desaparecido.


Bicarbonato de sódio: Purificador e desinfetante natural

- Bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar odores fortes das roupas, mesmo quando eles persistem após repetidas lavagens, como fumaça e cheiro de suor.

 - Esfregar bicarbonato de sódio seco diretamente na roupa remove o cheiro de vômito ou o gorfo do bebê.

- Desodorize a geladeira ou freezer, colocando em um recipiente aberto de bicarbonato de sódio para absorver odores.

- Lave móveis com tampo de mármore com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna. Deixe repousar por algum tempo e depois enxágue.

- Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna e lave a parte externa de aparelhos brancos. Ele vai ajudar a remover amarelamento e restaurar a brancura.

- Faça uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre e 1 litro de água quente. Esta mistura vai limpar gordura e sujeira, bem como desinfetar. Funciona muito bem nos exaustores de cozinha.

- Deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio em garrafas térmicas e recipientes de resfriamento durante a noite para se livrar do cheiro rançoso.

- Para polir objetos, coloque bicarbonato de sódio seco em um pano úmido. Esfregue, enxágue e deixe secar.

- Para remover queimados de comida de uma panela, deixe-a de molho em bicarbonato de sódio e água por dez minutos antes de lavar, ou friccione com soda seca e um esfregão úmido.

- Remova cheiro ruim de cinzeiros com bicarbonato de sódio e água.

- Polvilhe bicarbonato de sódio em sua lixeira para neutralizar qualquer cheiro.


Óleo de Melaleuca (Tea Tree): Solução antiviral, antibacteriana e antifúngica natural

- Para se livrar do mofo, adicione 2 colheres de chá de óleo de melaleuca e 2 copos de água em um frasco spray e pulverize-o no local.

- 1 colher de sopa do óleo pode ser adicionada a 3 xícaras de água para fazer uma solução de limpeza multiuso. A mistura pode ser pulverizada em assentos sanitários, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar.

- Coloque 10 gotas do óleo com 5 gotas de eucalipto em água fervente. Inale o vapor para obter alívio, se você estiver resfriado.

- Uma compressa feita com 10 gotas de óleo em um pouco de água fria alivia contusões.

- Trate bolhas com óleo fazendo uma limpeza na área afetada.

- Se seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.

http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário