Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Deixe todos os cômodos da sua casa mais sustentáveis

Pequenas ações podem deixar toda a sua casa mais sustentável.
Com apenas uma ação em cada cômodo você pode deixar sua casa mais sustentável. Veja o infográfico e as dicas abaixo:
Banheiro: controle o tempo do banho e regule torneiras e chuveiros com vazamentos. Economizar a água é muito importante, já que é um recurso cada vez mais escasso. Tente diminuir seu tempo de banho aos poucos, até que fique em cinco minutos ou menos.
Cozinha: separe o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. A ação encaminha cada produto para seu determinado fim, permitindo que plásticos, papéis e outras embalagens sejam reaproveitados e reciclados. Uma opção é separar os materiais em casa e encaminhar, você mesmo, a entidades e cooperativas de reciclagem. Uma dica é juntar vizinhos para fazer isso, fazendo um rodízio de quem vai entregar os materiais e levando mais itens de uma vez só.
Sala: desligue os aparelhos do modo stand-by. Deixar produtos ligados na tomada, mesmo que sem serem usados, também consome energia.
Quartos: opte por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo. Ainda assim, só deixe as luzes acesas quando necessário, e prefira usar a iluminação natural durante o dia.
Lavanderia: reutilize a água da lavagem das roupas para lavar calçadas e o carro.
Jardim: se tiver um jardim em casa, separe um pedacinho dele para montar uma horta. Comece com mudas simples, como ervas para tempero e chá (cebolinha, salsinha, manjericão, erva doce e camomila). Depois, você pode começar a plantar tomates e morangos. Se morar em um apartamento, tente separar um pequeno pedaço da casa que tenha sol (como um pedaço da varanda ou em uma bancada perto de uma janela), e plante as mudas em vasos.

Fonte: Atitude Sustentável

Nenhum comentário :

Postar um comentário