Pages

sexta-feira, 2 de março de 2012

Dicas de reciclagem no ambiente de trabalho

Confira abaixo algumas ações que podem ser implantadas por sua empresa. A mãe natureza agradece!

1 - Ao falar em reciclagem, é preciso que a empresa tenha um local apropriado para depositar o material coletado como, por exemplo, depósitos para papéis, plástico, vidro, metais e lixo orgânico.
2 - Dê um nome oficial à campanha. Isso dará uma identidade ao programa e o tornará parte da cultura da empresa.
3 - Institua um dia para lançar a campanha e lembrar a todos sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência do homem. Nos anos posteriores, essa mesma data poderá fazer parte do calendário oficial da empresa e quando isso ocorrer, escolha um funcionário que se destacou na campanha de reciclagem. A organização poderá conceber a esse profissional o título de "Amigo da Natureza" e premiá-lo simbolicamente com um certificado, uma camiseta e uma medalha, por exemplo.
4 - É importante que seja formada uma comissão para coordenar a campanha. Isso dará um norte às ações, permitirá um planejamento e os resultados certamente serão mais eficazes. Os membros podem ser representantes de setores estratégicos da empresa e que realmente estejam dispostos a "abraçar" a iniciativa.
5 - Conscientize os funcionários, enfatizando a importância que cada um terá ao colaborar com a preservação do meio ambiente. Divulgue informações sobre como será conduzida na prática na prática a campanha de reciclagem; os reflexos que o descaso com a natureza gera à vida de todos os habitantes do planeta. Se possível, cite exemplo de outras empresas que realizam trabalhos semelhantes.
6 - Utilize os canais de comunicação interna para dar suporte à campanha como intranet, murais, informativos impressos. Use uma linguagem acessível a todos os níveis da empresa.
7 - Solicite que os colaboradores levem as informações sobre a reciclagem para além dos muros da empresa e as repassem aos familiares, aos amigos e aos vizinhos.
8 - Para que a reciclagem funcione bem na organização, é preciso que a equipe da limpeza também tenha consciência da colaboração que dará. Faça um treinamento específico com esses profissionais.
9 - A atuação de formadores de opinião é importante, para que os funcionários sempre estejam motivados a participar da campanha. Nesse sentido, convide algumas pessoas para serem os disseminadores das atividades desse processo que inclui uma mudança de comportamento.
10 - As ações em favor do meio ambiente são inúmeras. Mesmo que a empresa seja de pequeno porte, por exemplo, lembre aos colaboradores que só imprimam informações realmente necessárias. Se uma folha de papel já foi usada, o verso pode servir de rascunho. Ao reaproveitar 40 quilos de papel, uma árvore no planeta será poupada do corte.
11 - Parcerias com empresas que trabalham com material reciclado são bem-vindas
12 - Disponibilize um canal para receber sugestões, críticas e novas ideias dos colaboradores, para que a campanha seja aprimorada.
13 - Divulgue os resultados da campanha, pois é fundamental que as pessoas saibam que o empenho delas não é tempo desperdiçado.

FONTE: http://www.rh.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário