Pages

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Unicruz aprova mais um Projeto voltado a Catadores

A exemplo do Projeto Profissão Catador, aprovado pela Petrobras em 2010, a Universidade de Cruz Alta, por meio dos cursos de Ciências Econômicas e Serviço Social, aprovou mais um projeto. “Alinhavos e pontos no mapa regional para cerzir o tecido social: uma proposta intermunicipal de organização dos trabalhadores com resíduos sólidos”, submetido ao Edital de Chamada Pública Senaes/MTE nº 004/2011, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome e do Ministério do Trabalho e Emprego, foi aprovado num montante de R$ 600 mil. O objetivo é construir alternativas coletivas no âmbito regional para a organização dos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Salto do Jacuí.
As ações implantadas contemplam: criação de espaços de discussão, formação de associações para consolidação e fortalecimento da autonomia do grupo de catadores; participação social e articulação do grupo de catadores com instâncias organizativas locais, regionais e nacionais; e organização para o trabalho a partir da aquisição de meios e equipamentos de proteção individual para melhoria das condições de trabalho. 
Desta forma, a Universidade de Cruz Alta e as demais instituições e entidades parceiras têm agido no sentido de fortalecer as iniciativas de coleta seletiva solidária, nas quais os catadores protagonizam os processos de organização para geração de trabalho e renda. Essas articulações colaboram na viabilização do compromisso com a realidade social e com as exigências societárias, no que se refere à contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social e à defesa do meio ambiente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário