Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Visite a CENCOR

A sede do Projeto está situada junto a Unicruz Centro, na rua Andrade Neves 308. No mesmo local funciona a CENCOR (Central Regional de Comercialização de Recicláveis). Na CENCOR são concentradas as atividades de negociação diretamente com a industria, na venda de materiais a serem reutilizados por elas, realizadas reuniões e busca de parceiros de negócios para a concretização dos objetivos do projeto. A Central também serve de ponto de referência aos catadores e a comunidade em geral interessada em apoiar o projeto e realizar doações de materias recicláveis.



Ligue CENCOR e tire suas dúvidas.
55 3321 1708

2 comentários :

  1. Parabéns à coordenação e toda equipe da qual faço parte!
    É o Projeto Profissão Catador crescendo e aparecendo cada vez mais!

    ResponderExcluir
  2. Reciclagem gera desconto para o contribuinte

    Em Rio do Sul (SC), os moradores que separam seus resíduos para reciclagem têm redução na taxa de coleta de lixo.

    Uma vez por semana, o caminhão da prefeitura passa em toda a área urbana e parte da área rural do município de Rio do Sul, localizado na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Nele, além do motorista, vão dois coletores encarregados de recolher os materiais separados pela população para reciclagem. Quem coloca corretamente os resíduos na lixeira (tanto nas residências quanto no comércio e na indústria) conta com um incentivo a mais: desconto de 15% na taxa de coleta de lixo.

    Para isso, os recicláveis devem estar limpos, secos e acondicionados em sacos plásticos resistentes e fechados. "Como não há cooperativa de catadores na cidade, os materiais coletados são vendidos de forma não triada. A triagem, armazenamento e venda estão sob responsabilidade do comprador", explica André Lança Marcon, secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do município que tem 61 mil habitantes.

    Os resíduos domiciliares e comerciais não recicláveis são enviados a um aterro sanitário particular, contratado pela municipalidade em 2005. A prefeitura de Rio do Sul, assim como as demais prefeituras do Alto Vale do Itajaí, também participou de uma iniciativa do Ministério Público Estadual para coleta de produtos eletroeletrônicos. Para isso, disponibilizou aos moradores um ponto de entrega voluntária, onde foram arrecadados quase 30 toneladas de materiais.

    A coleta seletiva de papel, metal, vidro e plástico está completando dez anos em Rio do Sul. "A prefeitura deve ser a grande incentivadora de práticas que diminuam a produção de lixo. A ideia é que a comunidade seja entusiasta e também formadora de opinião sobre o assunto, pois precisamos ter uma cidade limpa e harmoniosa que proporcione verdadeiramente qualidade de vida para nossos munícipes. É nesse sentido que foi iniciado o estudo para a coleta seletiva e colocada em prática cada ação", conta Marcon.

    Adesão crescente

    Os contribuintes podem pleitear o desconto, formalizando seu requerimento junto ao poder público nos períodos anualmente definidos pela prefeitura. Segundo Marcom, essa iniciativa ajudou a fomentar a coleta seletiva, principalmente no que tange à divulgação e conhecimento do serviço. O descontoé válido para os proprietários de imóveis residenciais, comerciais e industriais.

    Os incentivos não param por aí. Desde 2003, são realizadas palestras e capacitações de servidores municipais, além de eventos específicos. Junto à população, são promovidas campanhas educativas, palestras em escolas e fornecidas orientações através de panfletos e atividades em datas especiais. "A adesão é boa e vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Em 2010, ampliamos a divulgação na mídia local para dar novo impulso ao programa", avalia Marcon. "Nossos maiores desafios hoje são envolver sempre mais a população para que a separação seja feita corretamente e expandir o serviço nas áreas rurais."

    Entre as vitórias, o secretário cita a conscientização da comunidade para uma questão que diz respeito a todos e a cada cidadão. "O lixo precisa ter um destino correto e ser reaproveitado de forma ambientalmente eficaz e saudável. Quando abordamos o assunto, a receptividade é sempre positiva, pois nos últimos anos, com a explosão de ações em favor do meio ambiente, boas ideias nesse sentido têm merecido a simpatia e o apoio popular."

    Para saber mais: www.riodosul.sc.gov.br

    ResponderExcluir