Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pesquisa mostra crescimento na atividade de catação


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões. Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.
E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.

Há Catadores de todo tipo.

  • Trecheiros: que vivem no trecho entre uma cidade e outra, catam lata pra comprar comida.
  • Catadores do lixão: catam diuturnamente, fazem seu horário, catam há muito tempo ou só quando estão sem serviço de obra, pintura etc.
  • Catadores individuais: catam por si, preferem trabalhar independentes, puxam carrinhos muitas vezes emprestados pelo comprador que é o sucateiro ou deposista.
  • Catadores organizados: em grupos autogestionários onde todos são dono do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização como cooperativas, associações, ONGs ou OSCIPs.
Fonte: Web Site - lixo.com.br

Um comentário :

  1. SAUDAÇÕES A TODOS. É COM MUITO ORGULHO QUE FAÇO PARTE DA EQUIPE DE TRABALHO DESTE REVOLUCIONÁRIO PROJETO QUE ESTA MUDANDO A VIDA DE MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM A COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. ESTAS PESSOAS RECEBEM ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA ORGANIZAÇÃO COLETIVA DO TRABALHO, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS E COMEÇAM A SE DAR CONTA DA IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO VALORIZANDO-SE ENQUANTO PROFISSIONAIS.

    ANA PINHEIRO ISRAEL
    ANALISTA FINANCEIRO "PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ENTRE O VIVER E O SOBREVIVER DO LIXO".

    ResponderExcluir